Valparaíso de Goiás | Por Alex Soares Blaublau

 

Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, o perfil oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Instagram divulgou um vídeo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para desmentir uma série de fake news que circulam nas redes sociais. Haddad esclareceu informações falsas sobre a suposta taxação do Pix, animais de estimação e compras de dólar, destacando que tais boatos são fruto de vídeos manipulados com o uso de inteligência artificial.

 

 

O ministro apontou que essas fake news misturam elementos de verdade com mentiras, o que torna ainda mais difícil para os cidadãos distinguirem a realidade. Ele reforçou que o governo não tem planos de implementar as medidas mencionadas nos boatos.

 

Haddad também confirmou que o governo planeja cobrar impostos sobre sites de apostas esportivas, destacando que essas plataformas, assim como qualquer empresa instalada no Brasil, devem contribuir com a arrecadação do país. “Esses sites arrecadam muito e é justo que sigam as mesmas regras tributárias aplicáveis a outras empresas”, afirmou o ministro.

 

No vídeo, o ministro fez um apelo para que os brasileiros não se deixem enganar por desinformações espalhadas nas redes. Ele ressaltou que o país está avançando economicamente e que há muito mais progresso a ser feito. “Peço a todos que confiem nas informações oficiais e evitem dar atenção a essas mentiras que só visam desestabilizar”, concluiu Haddad.

 

O governo tem reforçado sua preocupação com o combate à disseminação de notícias falsas, especialmente aquelas que impactam diretamente a credibilidade de políticas públicas e iniciativas governamentais.