Valparaíso de Goiás | POR CLÁUDIO CASSIANO

Em uma postagem recente em seu Instagram oficial, a pré-candidata à prefeitura de Valparaíso de Goiás, Maria Yvelônia, chamou a atenção ao compartilhar uma foto ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do Capitão Jair Bolsonaro. A legenda da imagem, que diz “Missão dada é missão assumida! Nossa eterna primeira-dama Michelle Bolsonaro e o nosso capitão fortaleceram o compromisso de cuidarmos de Valparaíso, assim como cuidamos do Brasil quando participei do governo deles! Mais uma vez juntos para fazer mudança de verdade!”, sugere um alinhamento político que levanta questionamentos.

A publicação gerou burburinho nos bastidores da política local e nacional. O Solidariedade, partido ao qual Yvelônia está filiada, é conhecido por suas raízes em movimentos sindicais e, em muitos momentos, adotou posições mais próximas do espectro político de esquerda. No entanto, o bolsonarismo, especialmente nas suas esferas mais altas, tem sido visto como uma força política de direita, muitas vezes em oposição direta aos ideais defendidos por partidos como o Solidariedade.

Essa proximidade entre Yvelônia e figuras emblemáticas do bolsonarismo tem gerado comentários entre analistas políticos, que questionam se essa aliança seria uma estratégia oportunista da pré-candidata ou uma tentativa genuína de criar uma coalizão diversificada em prol de Valparaíso de Goiás. A cúpula do bolsonarismo, por sua vez, teria manifestado certa desconfiança em relação a esse movimento, interpretando-o como uma tentativa de capitalizar politicamente em um eleitorado que tradicionalmente não faz parte da base do Solidariedade.

Em uma entrevista anterior à RTVC, Yvelônia demonstrou estar ciente dos desafios que essa aproximação pode trazer. “Sei que vou enfrentar pessoas que não concordam,” afirmou a pré-candidata, reconhecendo que sua posição pode gerar resistência tanto dentro quanto fora de seu partido. No entanto, Yvelônia parece determinada a seguir em frente com sua estratégia, apostando que a união de forças diversas pode ser a chave para realizar as mudanças que ela acredita serem necessárias em Valparaíso.

Essa ousada aliança tem o potencial de colocar sua candidatura no céu ou no inferno: se estiver certa, Yvelônia poderá conquistar um amplo apoio e consolidar sua posição como líder capaz de unificar diferentes setores da sociedade. Por outro lado, se essa estratégia for mal interpretada ou não tiver a aceitação esperada, sua candidatura pode desmoronar, afastando tanto seus aliados tradicionais quanto os novos apoiadores que tenta atrair. Em um cenário eleitoral cada vez mais polarizado, Yvelônia está apostando alto, colocando sua candidatura no centro de um jogo arriscado que pode definir seu futuro político.

FOTO: instagram Maria Yvelônia